sorry folks: u forgot tha say 'please'
voltaremos quando vos for mais inconveniente

marginais

A principal novidade do novo autor advém do seu conhecimento em história da arte: informado pela academia é possível reconhecer nas suas obras as influências das mais diversas tradições artísticas, encostando para canto qualquer preocupação com a sua acessibilidade ao público em geral. Perder-se a dimensão de banda desenhada como entretenimento de massas: ao invés do apurar de fórmulas consagradas a uma maior imediatez e reconhecimento, os seus criadores pretendem explorar novas soluções e expandir as capacidades do meio enquanto expressão. Estilos e convenções do passado tornam-se mecanismos estéticos a desconstruir, a clareza da leitura conseguida por anos de repetição e apuramento são retornados ao abstracto das primeiras fases pioneiras dos comics quando estes não estavam ainda demasiado comprometidos com o peso das suas convenções.

Por conseguinte, os novos autores não são verdadeiros fans de banda desenhada.

Fora casos isolados no passado que parecem existir justamente para demonstrar o seu carácter exceptional à regra, os art comics são produto de uma geração que não cresceu a ler banda desenhada ou a tentar emular os seus heróis de infância - o seu contacto com os comics ocorre já no âmbito das suas sensibilidades estéticas enquanto material visual passível de possibilidades plásticas por desenvolver. Sem lealdades ou reverência a obras passadas, sem uma consciência descomedidamente apurada à evolução da banda desenhada como apenas o fandom dedicado detém sobre autores, estilos, influências, editoras, cronologias narrativas e universos paralelos alternativos, sem o conhecimento enciclopédico das tradições cómicas antes reservadas a estudiosos amadores do formato -no bom sentido da palavra-, encontram-se libertos de restrições para explorar o meio de forma desprendida e aleatória, retirando da história da bd apenas as componentes que lhe são relevantes ao nutrição do próprio empreendimento em mãos, uma ferramenta entre possíveis de uma multiplicidade de expressões estéticas.

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